Entendendo a Ansiedade com PNL

A ansiedade é, em muitas circunstâncias, uma resposta normal que ocorre quando uma pessoa recebe uma potencial ameaça. Sua função é nos proteger contra esta ameaça, para que possamos evitar a situação, vamos fugir ou lutar.

Assim, em primeiro lugar, os sintomas associados com a ansiedade tem uma função adaptativa. Além disso, uma vez que vivemos em um ambiente muito diferente de nossos ancestrais pré-históricos, é possível que os sintomas foram adaptados, portanto, não estão dentro de nossas possibilidades. Na maioria dos casos, estes sintomas se tornam graves problemas de adaptação para as pessoas que sofrem.

 

Se unirmos nosso próprio pensamento e uma tendência a dar uma importância exagerada a certos eventos logo resultam em grandes sintomas de ansiedade.

Ansiedade e pensamento

Quando sente ansiedade, o que se destaca a partir dessa experiência é que o sentimento de desconforto é intenso (medo, terror, ansiedade) e sintomas fisiológicos que você começa a enfrentar, tais como tremores, vermelhidão da pele, sudorese, gagueira, perca da voz, etc. Infelizmente, na maioria dos casos dar-se maior prioridade a estes sintomas e não a raiz do problema, que reside no pensamento envolvido.

A PNL ensina que se você pensar sobre o que te assusta, a adrenalina e toda a química do corpo vai causar ansiedade, quase como se estivesse realmente frente a esse perigo. Isso acontece mesmo se você tiver seus pensamentos em mente, mesmo que você não perceba.

Se a sua cabeça está cheia de imagens e pensamentos ameaçadores, a ansiedade certamente está presente. De certa forma, poderíamos dizer que a falta de gerenciamento dos pensamentos é a causa desta condição.

Como funciona

Você pensa sobre o que lhe assusta e seu corpo responde instantaneamente. Cada pensamento, palavra, lembrança ou imagem que ocorrem levam o sistema neurológico em direção à mente e produz uma sensação, que por sua vez produz uma ação.

Neste caso, seria:

  • Pensamento assustador, medo, terror
  • Viajam ao sistema neurológico
  • Ele instala na mente
  • Um sentimento de medo, apreensão ou ansiedade

A mente produz um comportamento que se manifesta na alteração da fisiologia e se transforma em ansiedade, incapacidade de ser assertivo e muitos outros problemas.